Qual o tamanho da quadra do Beach Tennis? O jogo em diuplas e simples têm o mesmo tamanho de quadra? E as redes, qual o tamanho? Há diferença para partidas para o feminino e masculino? Este artigo foi criado pela equipe de jornalismo do Raquete Brasil para responder estas perguntas e contribuir para tornar ainda a prática do beach tennis mais prazerosa e p´roxima das medidas oficiais determinadas pela Federação Internacional de Tênis (ITF) e Confederação Brasileira de Tênis (CBT), instituições responsáveis pela organização do esporte no Brasil e no mundo.

Medidas da Quadra de Beach Tennis

A quadra de Beach Tennis tem medidas específicas dependendo se será jogada por duplas ou em partidas de simples. Para duplas, a quadra deve ter um retângulo de 16,0 m de comprimento e 8,0 m de largura. Já para partidas de simples, a largura da quadra é reduzida para 4,5 m.

Raquete beach tennis mais vendida

quadra beach tennis

Segundo a  ITF, também é necessária distância mínima de 1,5 m nas laterais e 2,0 m nas linhas de fundo (zona de saque).

Altura da rede

A quadra é dividida no meio por uma rede suspensa por um cordão ou cabo de metal que deve passar por cima ou ser preso a dois postes de rede, cada um com uma altura mínima de 1,70 m para mulheres e homens, além dos Torneios Júnior; e 1,80 m para eventos masculinos nas categorias World Tour BT100, BT200, BT400 e Torneios Sand Series, além da Copa do Mundo, Copas Regionais, Campeonatos do Mundo e Campeonatos Regionais. A altura da rede pode ser aumentada para 1,80 m nos BT10 e BT50 masculinos torneios sujeitos a aprovação prévia por escrito da ITF.

Altura da Rede no Beach Tennis varia de 1,70m a 1,80m

A rede deve preencher completamente o espaço entre os dois postes e ser suficientemente pequena a malha para garantir que uma bola não possa passar por ela. A altura da rede deve ser a mesma em todas as partes da rede. É obrigatório que uma fita cubra o cordão ou o cabo metálico e o topo da rede. A altura da rede não pode ser alterada durante um evento e não devem haver quadras separadas para homens e mulheres devido ao trabalho adicional necessário para mudança da altura padrão da rede.

Marcações das linhas

O diâmetro máximo do cabo ou cabo metálico deve ser de 0,8 cm, enquanto a fita deve ter entre 5,0 cm e 6,35 cm de altura em cada lado. As linhas da quadra devem ter entre 2,5 cm e 5,0 cm de largura, exceto as linhas de base que podem ser de até 10,0 cm de largura.

As linhas nas extremidades da quadra são chamadas de linhas de base, enquanto as linhas nas laterais da quadra são chamadas de margem. Todas as medições da quadra devem ser feitas fora das linhas e todas as linhas da quadra devem ser da mesma cor, contrastando claramente com a cor da superfície. Todas as linhas devem estar claramente visíveis antes do início de cada ponto.

As medições da quadra podem sofrer alterações durante um ponto devido ao movimento natural das linhas na areia, mas todas as linhas devem retornar à sua posição original antes do início de cada ponto.

Por fim, veja no vídeo abaixo, um projeto de construção de quadra de Berach Tennis.

 


Cristiano Alvarenga

Sou Cristiano Alvarenga, jornalista apaixonado por esportes de raquete e jogador amador de Beach Tennis. Gosto muito de escrever sobre esse esporte empolgante, desde torneios de Grand Slams até competições locais e amadoras. Minha missão é trazer a emoção do jogo para mais perto dos leitores de todos os lugares. Sou apaixonado por escrever sobre tópicos relacionados a esportes de raquete, especialmente no que diz respeito aos equipamentos utilizados, regras e torneios. Meu objetivo é divulgar esses tópicos importantes por meio do meu trabalho. Como um ávido entusiasta de esportes de raquete, sinto que é meu dever informar e incentivar a prática esportiva em nossa sociedade hoje.

0 Comments

Leave a Reply

Avatar placeholder

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

raquete beach tennis custo beneficio